segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Sonhando ... orquidário

Enquanto não finalizamos os projetos, vou pensando  em acabamentos, janelas, portas, pisos, jardim, orquidário …
Sonhando …
Hoje fui motivada a pensar no jardim e orquidário. Adoro plantas e ultimamente tenho me dedicado as orquídeas, descobri um lugar em casa que elas gostam e vão muito bem. Sempre estão floridas e estou aprendendo a cuidar delas, replantar, escorar, colocar adubos e regar.
Essa aprendizagem me motivou a ter um espaço para elas na casa nova. Portanto, no fundo do terreno, tenho planos de fazer um orquidário. Estou imaginando um pergolado  no canto, ainda não tenho definido se as pérgolas serão de madeira ou de concreto.  Quando utilizado madeira, me parece mais acolhedor e charmoso, porém a durabilidade pode não ser tão grande, pois fica exposto ao sol e a chuva. Imagens que me inspiram hoje:





Na parede penso em revestir com tijolos ou algum revestimento  rústico e gostaria de ter os vasos fixados na parede.




Primeiro projeto apresentado

Resolvi tirar uma foto do projeto para apresentar como ficaram nossas ideias.
Depois de várias mudanças e análises, ficou assim:




Iremos conversar com um engenheiro que fará o projeto 3D, pode ser que tenham mais alguns ajustes, que certamente será coisa mínima.
Acrescentaremos a edícula nos fundos. Inicialmente esse “quartinho” ficaria no piso da garagem, subsolo, mas como decidimos fazer a garagem no térreo, ainda não o projetamos. Fico preocupada com esses acréscimos, pois aumentam a obra e consequentemente o custo.

O projeto ...

... agora é hora de colocar no papel o que foi idealizado. A ideia inicial seria de uma casa térrea, mas um terreno com 288 m² seria insuficiente, pois sobrariam poucos metros para jardim ou área de lazer … os planos foram mudados.
Esteticamente sempre gostei muito de sobrado, porém a questão de escadas é algo que me preocupa um pouco.
Já estamos há dois meses analisando, discutindo e modificando o projeto arquitetônico. Buscamos ideais em sites, casas que conhecemos em alguns condomínios,   com sugestões de amigos, filhos e nora.
Inicialmente o projeto tinha 200 m² sem contar garagem e depósito; como  não temos necessidade de uma casa grande, fomos reduzindo e hoje chegamos em aproximadamente 200 m² com garagem. O projeto tem uma suíte master, dois quartos, sala de televisão e banheiro no andar superior;  sala de estar, jantar e cozinha integradas, despensa, escritório, lavabo, lavanderia, varanda gourmet e garagem no térreo. Como gosto muito de plantas, todo o terreno do fundo e frente se tornarão jardim.
Estou bastante ansiosa para terminarmos a etapa de projeto arquitetônico, para poder avançar para os demais projetos.Vocês devem estar pensando quem está fazendo o projeto.  Inicialmente instalei um aplicativo no tablet e comecei o croqui da casa como eu imaginava. Fui aprendendo a mexer e melhorar,  discutíamos como seria melhor e o que deveria por ou tirar.  A partir desse croqui, procurei alguns arquitetos para um orçamento inicial. Fiquei assustada com os preços.  Foi quando decidimos em fazer os projetos por conta própria.  Nossa família é formada por engenheiros recém formados, geógrafo e o namorido é engenheiro elétrico, que iniciou o projeto do autocad a partir do croqui iniciado no aplicativo. Ahhhh vou indicar esse aplicativo que é muito bacana e vale a pena instalar, MagicPlan.
Tem horas que penso em contratar um profissional, pois começamos a ter alguns desentendimentos, mas depois volto atrás porque esta sendo uma experiência muito gostosa… fazer, discutir, planejar, aumentar, diminuir, refazer e acima de tudo colocar os sonhos em prática.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O terreno



Tudo começou assim …
… com  a procura do terreno ideal, um ano de procura e visitas ao condomínio, até que em julho/2015 encontramos o terreno para realizar um sonho .
Um leve aclive, no Condomínio New Ville, em Santana de Parnaíba com 288 m².
Vista  de frente do terreno


Portaria do condomínio


Vista do lado direito do terreno - lago


Área de lazer - quadras, acadêmia, piscina, salão de festa 



Quioske


A ideia de morar em Santana de Parnaíba  se deu por ser a cidade em que trabalho. Há 12 anos quando vinha pela manhã, dirigindo, em meio ao trânsito, tinha uma sensação boa e que chegaria num lugar gostoso. Foi quando comecei a pensar que gostaria de morar nessa cidade.
Cidade história, com um pouco de característica interiorana, com praça, coreto, igreja matriz, restaurantes, barzinhos e de vez em quando alguma festa com barracas de artesanato e alimentos. Infelizmente,  o centro da cidade possui um cheiro ruim por causa da poluição do rio Tiête que corta o município.


Igreja Matriz - Paróquia Santa Ana

 Vista do centro de Santana de Parnaíba


Casario da praça


Coreto da praça



Pintura finalizada

A casa finalmente foi pintada por fora. Fizemos uma pintura com textura projetada, escolhemos dois tons de cinza, cerração para muros...