sexta-feira, 13 de maio de 2016

Reboco ou gesso???

Nestes últimos dias foi preciso revisar o projeto a pedido da VIP (empresa de engenharia contratada pelo condomínio). 
Vai projeto pra cá, pra lá, risca de um lado, risca do outro, apaga, acrescenta, desenha, mede ...  o maridão passou horas fazendo as revisões e eu  perguntando, pedindo, querendo saber e super ansiosa para que terminasse logo... um estresse.
Enquanto isso estou sonhando com a chegada do início da obra. O empreiteiro nos disse que em um ano dará pra finalizar. Vamos ver se realmente será assim. 
E para não sentir que tudo está tão distante estou pensando sobre um assunto que me traz dúvidas ...

... reboco ou gesso ???

Desde que comecei a pensar nessa obra, tenho discutido com amigos e profissionais da área da construção civil sobre o que é melhor colocar no revestimento das paredes. Melhor fazer o revestimento direto com gesso nos tijolos ou fazer com reboco convencional???
Vou ser bem sincera em dizer que quando penso em passar o gesso me dá a impressão que minha casa ficará igual a casa de palha ou madeira da história "Os três porquinhos". 



Sei que se eu perguntar para o meu pai, certamente diria que devo rebocar com uma massa bem forte e  que gesso não vale nada.
No entanto conversando com uma engenheira civil da família, jovem que sabe das atualidades, disse-me que atualmente muitas casas e obras são feitas direto no gesso. Inclusive nos prédios que ela acompanha todo o processo de construção são feitos no gesso e também na casa que ela projetou e construiu para sua irmã, também foi feito revestimento com gesso. 
O argumento dela é o seguinte: "se você impermeabilizar muito bem as vigas/alicerces com manta asfáltica, não terá nenhum problema com  umidade e o gesso é bem mais barato que o reboco. 
Francamente minha tendência seria o gesso, acho também que é mais rápido e o acabamento fica mais bonito ...
... mas o medo da casa cair no primeiro soprão de um possível lobo mau me deixa inquieta.


Nesta semana conversei com uma colega que conheço do blog (mundo virtual),  por telefone e que também será minha vizinha no mundo real (rssss), sobre esse assunto e ela me disse que em sua obra fez gesso nos cômodos que não tem umidade e reboco nos demais;  além de no piso térreo também ter feito uns sessenta centímetros de reboco e depois gesso. Disse-me que também tinha a mesma  dúvida e que conversando com outras pessoas da área foi orientada a fazer dessa forma.
Depois de tanto pensar, conversar e pesquisar fico mais a vontade para deixar de acreditar que um lobo derrubaria meu sonho, rssss.
Vou fazer da seguinte forma: cozinha, banheiros, lavanderia, sacada, varanda gourmet e garagem e área externa com reboco; e os demais cômodos com gesso. Além disso vou usar a manta asfáltica para impermeabilizar e também os rodapés com no mínimo 10 cm. 
Segue um link que esclarece também as vantagens e desvantagens em usar reboco e gesso.

http://www.casadicas.com.br/materiais/gesso-ou-reboco-comum-o-que-e-melhor-para-paredes/

9 comentários:

  1. Olá Lúcia!

    Estou aqui rindo do seu post,do lobo MAU soprar sua casa rsrs.
    Hoje tem muitas inovações no ramo da construção e acredito que algumas delas são viáveis como o reboco em Gesso, apesar que optei pelo reboco de cimento pelo valor$$$.Aqui onde moro essas modernidades rsrs,são poucos profissionais que executam e aproveitam para enfiar a faca!

    Bjinhos e um ótimo final de semana!

    https://casadreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo Kelly, tem sempre um espertinho no meio do caminho, mas com certeza o material é bem mais barato.
      Bjsss

      Excluir
  2. Oi Lúcia!
    Nesse caso de usar gesso no lugar do reboco tradicional, ainda precisa passar massa corrida por cima, ou faz a pintura direto sobre o gesso?
    Agradeço se puder responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é necessário passar massa corrida, vai direto para a pintura, no entanto tem que passar uma tinta para gesso, tem de diversas marcas. Se for deixar a parede branca, passa somente ela (tem coral, suvinil e outras). Se quiser a pintura de outra cor, é necessário passar por cima da "direto no gesso" a cor que você quiser. Abraços.

      Excluir
    2. Entendí. E no caso de o reboco já estar feito, pode-se substituir a massa corrida por gesso? Estou perguntando porque o gesseiro me fez esta sugestão, mas eu fiquei na dúvida. Agradeço se você puder ajudar.
      Abraços.

      Excluir
    3. Então, eu acredito que não vale muito a pena você substituir, porque o mais caro você já fez que é o reboco com massa de cimento. Também é uma casa térrea e pode dar problemas de umidade se não foi feito a impermeabilização corretamente e ainda tem o fato de você só poder usar o gesso nos quartos e sala. Na cozinha, banheiro, lavanderia e parte externa não se deve usar gesso de jeito nenhum. Portanto não acredito que valerá a pena. Bjs

      Excluir
  3. Mãe...eu certamente pensaria como o Vô Ari! rs...
    Mas as coisas mudaram bastante...e essa percepção de resistência do reboco pode realmente não ser verdadeira. O gesso pelo que li deixa o acabamento mais fino!

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que outras pessoas também têm essa dúvida. Em vários lugares descrevem o gesso como mais vantajoso em ambientes secos, mas ainda não me passa segurança.
    Meu medo maior é relacionado com pregar coisas na parede, como painel de TV e prateleiras de livro. Pode ser besteira, mas a ideia de tudo caindo não me sai da cabeça, rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, que bom te receber, seja bem vinda ao blog, espero que goste e que seja útil. Então, sobre esse assunto, nestes últimos dias tenho refletido novamente... descobri que ainda é um assunto que tenho insegurança na decisão. Hoje diria que rebocaria a casa toda, ainda oscilo, rssss

      Excluir

Pintura finalizada

A casa finalmente foi pintada por fora. Fizemos uma pintura com textura projetada, escolhemos dois tons de cinza, cerração para muros...