segunda-feira, 16 de maio de 2016

Uma simples porta ... cheia de significados!

Nesse final de semana fomos numa madeireira fazer orçamento de portas, já havia feito por internet para a planilha de custos total da obra que postei dias atrás. Tínhamos combinado que num final de semana que tivéssemos tempo,  iriamos numa madeireira para ver  pessoalmente o orçamento virtual. 

Na época da planilha tinha estimado o custo da porta social em R$ 4000,00, batente e guarnição. 

Quando chegamos na Madel vimos que a mesma porta que havia orçado estava em promoção por R$ 990,00,  a folha, o batente e a guarnição. Uma super promoção, não deu pra resistir e compramos. 



Fiquei bem feliz com a compra, além da economia, até pelo lado simbólico que tem uma porta ...

... início de um lugar; 
... lugar para receber as pessoas; 
... portas do paraíso de que fala na bíblia;
... proteção 

A porta que também serve para as pessoas passarem também serve para fechar e proteger seus moradores. Nos tempos antigos não somente as casas tinham portas, como também as cidades fortificadas. Em caso de ataque dos inimigos as portas eram fechadas. 

Na religião judaica coloca-se um objeto "mezuzá" no batente com palavras para proteção e energia boa; os turcos usam o "olho turco"  como um amuleto de proteção;  os católicos gostam de uma imagem ou do terço fixado a porta e por ai vai a depender da fé e  cultura daqueles que cuidam da energia  e da proteção de suas casas. 

Acredito muito que as energias conspiram a nosso favor. Então não foi mero acaso a compra de um primeiro objeto ser "a porta"; foi inconsciente, mas com certeza  essa compra vem carregada de simbolismo para mim. 

Quem quiser ler um pouquinho mais sobre isso, o nosso colega google, traz um pouquinho de informação. 

https://sites.google.com/site/dicionariodesimbolos/porta




sexta-feira, 13 de maio de 2016

Reboco ou gesso???

Nestes últimos dias foi preciso revisar o projeto a pedido da VIP (empresa de engenharia contratada pelo condomínio). 
Vai projeto pra cá, pra lá, risca de um lado, risca do outro, apaga, acrescenta, desenha, mede ...  o maridão passou horas fazendo as revisões e eu  perguntando, pedindo, querendo saber e super ansiosa para que terminasse logo... um estresse.
Enquanto isso estou sonhando com a chegada do início da obra. O empreiteiro nos disse que em um ano dará pra finalizar. Vamos ver se realmente será assim. 
E para não sentir que tudo está tão distante estou pensando sobre um assunto que me traz dúvidas ...

... reboco ou gesso ???

Desde que comecei a pensar nessa obra, tenho discutido com amigos e profissionais da área da construção civil sobre o que é melhor colocar no revestimento das paredes. Melhor fazer o revestimento direto com gesso nos tijolos ou fazer com reboco convencional???
Vou ser bem sincera em dizer que quando penso em passar o gesso me dá a impressão que minha casa ficará igual a casa de palha ou madeira da história "Os três porquinhos". 



Sei que se eu perguntar para o meu pai, certamente diria que devo rebocar com uma massa bem forte e  que gesso não vale nada.
No entanto conversando com uma engenheira civil da família, jovem que sabe das atualidades, disse-me que atualmente muitas casas e obras são feitas direto no gesso. Inclusive nos prédios que ela acompanha todo o processo de construção são feitos no gesso e também na casa que ela projetou e construiu para sua irmã, também foi feito revestimento com gesso. 
O argumento dela é o seguinte: "se você impermeabilizar muito bem as vigas/alicerces com manta asfáltica, não terá nenhum problema com  umidade e o gesso é bem mais barato que o reboco. 
Francamente minha tendência seria o gesso, acho também que é mais rápido e o acabamento fica mais bonito ...
... mas o medo da casa cair no primeiro soprão de um possível lobo mau me deixa inquieta.


Nesta semana conversei com uma colega que conheço do blog (mundo virtual),  por telefone e que também será minha vizinha no mundo real (rssss), sobre esse assunto e ela me disse que em sua obra fez gesso nos cômodos que não tem umidade e reboco nos demais;  além de no piso térreo também ter feito uns sessenta centímetros de reboco e depois gesso. Disse-me que também tinha a mesma  dúvida e que conversando com outras pessoas da área foi orientada a fazer dessa forma.
Depois de tanto pensar, conversar e pesquisar fico mais a vontade para deixar de acreditar que um lobo derrubaria meu sonho, rssss.
Vou fazer da seguinte forma: cozinha, banheiros, lavanderia, sacada, varanda gourmet e garagem e área externa com reboco; e os demais cômodos com gesso. Além disso vou usar a manta asfáltica para impermeabilizar e também os rodapés com no mínimo 10 cm. 
Segue um link que esclarece também as vantagens e desvantagens em usar reboco e gesso.

http://www.casadicas.com.br/materiais/gesso-ou-reboco-comum-o-que-e-melhor-para-paredes/