domingo, 5 de fevereiro de 2017

Conhecendo um pouco mais sobre aquecimento solar e porcelanatos

Neste último mês estamos revendo os orçamentos de aquecimento solar, materiais hidráulicos, pisos, revestimento, mármore e granito. Já tenho definido em qual lugar farei cada item, pesquisei preços em pelo menos dois lugares para conseguir negociar, ambos sempre com indicação de quem já fez contratou os serviços. 


Aquecimento solar
Faremos aquecimento com capacidade de 500 litros, é suficiente para até quatro pessoas. Usaremos água quente no banheiro da suíte (dois chuveiros e um lavatório), no banheiro de hóspede (um chuveiro e um lavatório), na cozinha e varanda gourmet. O banheiro do piso térreo será com chuveiro elétrico, por questão de prevenção, se algo der errado no aquecimento solar, teremos um chuveiro elétrico para o banho. 
Como o  aquecimento solar será em baixa pressão, as torneiras e registros serão com misturadores. Só pode ser utilizado monocomando nas torneiras e chuveiros se o aquecimento solar for de alta pressão. Optamos por baixa pressão primeiro por saber que o custo é bem menor; também porque usaremos válvula hydra no vaso sanitário, se usar alta pressão, o encanamento de água da válvula hydra precisa ser separado; e por último o sistema de alta pressão é recomendado para quem prefere usar chuveiro ou ducha com muito jato de água, nós não fazemos questão, há chuveiros ou duchas com bastante pressão que nos atende perfeitamente. 
Os coletores solares serão instalados na mesma altura do boiler, por isso precisa de um sistema de circulação forçada. Se o boiler for instalado acima do nível dos coletores, não há necessidade da circulação forçada. 
Itens que faz parte do sistema de aquecimento solar: 1 boiler de 500 litros de baixa pressão, 5 coletores solares, termostato elétrico, kit de instalação e sistema de circulação forçada.

Pisos e revestimentos
No meio do ano passado tinha feito o projeto de pisos, revestimentos e pastilhas, da casa inteira, na Leroy Merlin, para fazer a planilha de custo. Essa etapa foi muito gostosa, pois escolhi e fui sonhando de como ficaria a casa pronta. 
Neste mês retornei a Leroy Merlin e revi o projeto, pois alguns itens tinham saído de linha e alterei o projeto do banheiro da suíte. Agora temos tudo definido e foi ótimo fazer o projeto inicial e poder retomar agora, porque aprendi várias coisas que no primeiro projeto não tinha conhecimento. Vamos as minhas descobertas, que para algumas pessoas são mais que sabidas, mas para leigos é bem significativo.

Vamos falar sobre os tipos de porcelanatos:

POLIDO - o porcenalato polido é um material que recebe  o polimento, fica com bastante brilho e indicado para áreas secas. Caso risque, quebre ou lasque um pedacinho, ele pode ser polido novamente e recuperado.
ACETINADO - o porcelanato acetinado é um material que recebido um leve brilho acetinado, indicado por exemplo para banheiros.
ESMALTADO - a porcelanado esmaldo recebe uma camada de esmalte em cima do polimento. Indicado para áreas secas e se caso riscar ou lascar, não tem como recuperar.

Além dessas diferenças também há o porcelanato bold, retificado e junta seca.

BOLD - imagine uma bolacha que foi ao forno para assar, as bordas ficam meio abauladas. Esse seria o porcelanato bold.
RETIFICADO - imagine a mesma bolacha, depois de assada e que foi passada por um corte nas laterais para deixá-la bem retinha. Esse seria o porcelanato retificado. Sempre ele é mais caro que o bold.
Vantagem do retificado é que a junta entre as é de 1 a 2 mm, quanto menor a junta entre as peças, mais bonito é o visual.
Bold é um tipo de porcelanato que pode ser usado nas áreas externas, onde a perfeição das juntas não há necessidade de tanta delicadeza.
JUNTA SECA - o porcelanato da marca Ceusa possui retificado junta seca. É a única empresa que possui esse tipo, ele não requer espaço entre as peças e o acabamento aparenta ser uma única peça. Também é um tipo de porcelanato mais caro.

Com todo esse conhecimento refizemos o projeto, escolhemos para todos os ambientes internos os porcelanatos retificados, para a área externa o bold e para alguns detalhes decorados na cozinha e bancada o junta seca da Ceusa.
Quanto os preços após o projeto revisto procurei por mais um home center de construção, também pesquisei pela internet. Decidimos que iremos comprar em dois lugares, metade em cada um, assim conseguiremos escolher os melhores preços. 

Nos próximos posts apresento os orçamentos dos serviços e materiais acima citados.



3 comentários:

  1. Oi Lucia!

    Aqui também começamos a orçar o aquecimento solar, pois se formos optar pelo aquecimento tradicional (boiler + placas) já temos que comprar parte do material para colocar na casinha da caixa d'água antes de fecharmos o telhado.
    Por aqui o pessoal tem usado muito o aquecimento solar a vácuo. Mas conversamos com algumas pessoas e, apesar de mais barato, parece que o tempo de vida dele também é menor. Enfim, nada resolvido!

    Quanto aos revestimentos eu fico encantada com o seu planejamento! Por aqui eu até tento definir meus banheiros, mas tô achando tudo tão caro! Não consigo decidir nada!

    Adorei saber que a Ceusa tem opções com junta seca! Eu acho lindo! Agora vamos ver se vai caber no bolso né?!

    Obrigada por compartilhar todas essas informações! Tem me ajudado muito! :)

    Bjs!!
    Lidi
    segurashouse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidiane, eu não conheço esse tipo de aquecimento que você disse. O convencional meus pais e minha irmão tem na casa deles e não tem reclamação. Sobre o orçamento dos pisos e revestimentos, de fato é uma aquisição bem cara. Lógico que tem pisos maravilhosos, aqueles grandões, mas eu sou bem pé no chão, isso ajuda na hora das escolhas, eu sei que se gastar mais que o previsto agora, com certeza lá na frente me complicarei. Então precisei unir o útil ao agradável. Fizemos escolhas bonitas e que cabem no nosso bolso. Sem grandes exageros, no entanto de muito bom gosto. Na loja que fui, eles tem uma arquiteta que dá sugestões e faz o projeto no computador para ver as escollhas. Isso ajuda muito. Tudo que escrevi no post foi orientação da arquiteta. Uma graça de pessoa. Bjsss

      Excluir
  2. Oi Lucia!
    Tb vamos usar o aquecedor solar, mas por enquanto não estamos orçando nada disso. Aliás, estamos fazendo um orçamento fechado com a construtora, o que por um lado é bom pois tivemos que dar uma estimativa de preço que gostaríamos de gastar em cada item de acabamento da casa. Gostei disso pois assim não temos como ficar "viajando" demais na hora das escolhas, e assim não saímos do nosso orçamento.Bjs

    ResponderExcluir

Pintura finalizada

A casa finalmente foi pintada por fora. Fizemos uma pintura com textura projetada, escolhemos dois tons de cinza, cerração para muros...