... agora é hora de colocar no papel o que foi idealizado. A ideia inicial seria de uma casa térrea, mas um terreno com 288 m² seria insuficiente, pois sobrariam poucos metros para jardim ou área de lazer … os planos foram mudados.
Esteticamente sempre gostei muito de sobrado, porém a questão de escadas é algo que me preocupa um pouco.
Já estamos há dois meses analisando, discutindo e modificando o projeto arquitetônico. Buscamos ideais em sites, casas que conhecemos em alguns condomínios, com sugestões de amigos, filhos e nora.
Inicialmente o projeto tinha 200 m² sem contar garagem e depósito; como não temos necessidade de uma casa grande, fomos reduzindo e hoje chegamos em aproximadamente 200 m² com garagem. O projeto tem uma suíte master, dois quartos, sala de televisão e banheiro no andar superior; sala de estar, jantar e cozinha integradas, despensa, escritório, lavabo, lavanderia, varanda gourmet e garagem no térreo. Como gosto muito de plantas, todo o terreno do fundo e frente se tornarão jardim.
Estou bastante ansiosa para terminarmos a etapa de projeto arquitetônico, para poder avançar para os demais projetos.Vocês devem estar pensando quem está fazendo o projeto. Inicialmente instalei um aplicativo no tablet e comecei o croqui da casa como eu imaginava. Fui aprendendo a mexer e melhorar, discutíamos como seria melhor e o que deveria por ou tirar. A partir desse croqui, procurei alguns arquitetos para um orçamento inicial. Fiquei assustada com os preços. Foi quando decidimos em fazer os projetos por conta própria. Nossa família é formada por engenheiros recém formados, geógrafo e o namorido é engenheiro elétrico, que iniciou o projeto do autocad a partir do croqui iniciado no aplicativo. Ahhhh vou indicar esse aplicativo que é muito bacana e vale a pena instalar, MagicPlan.
Tem horas que penso em contratar um profissional, pois começamos a ter alguns desentendimentos, mas depois volto atrás porque esta sendo uma experiência muito gostosa… fazer, discutir, planejar, aumentar, diminuir, refazer e acima de tudo colocar os sonhos em prática.
Olá vizinha, tudo bem?
ResponderExcluirVim conhecer seu cantinho aqui na blogosfera! Muito legal, seja bem vinda! Agradeci sua visita e respondi todos seus recadinhos, vc recebeu?
Vou adorar acompanhar sua obra! Vamos trocando experiências!
Que legal vocês terem feito o projeto por conta própria, deve ter sido uma ótima aventura. Nós tentamos, mas sem qualificações, fomos obrigados a correr atrás de quem "manja" rsrs. Projeto elétrico e hidráulico não fizemos (questão de custos) mas senti muita falta, pra ser sincera!
No final acabamos fazendo juntamente com o encanador e eletricista da obra, espero que tudo tenha dado certo e não tenha esquecido de nada!
Boa sorte, e parabéns pelo projeto!
Precisando só chamar!
Beijos
Ju Monteiro - MCNB
www.minhacasanobarranco.com.br
Oi Ju, não recebi seus recadinhos, sniff, mas vou procurar por eles.
ResponderExcluirEntão Ju, faz 3 anos que iniciei um trabalho em construção civil, construo casas populares numa cidade do interior. Nunca tinha mexido com isso, foi uma aventura bem planejada. Estou gostando bastante e agora essa experiência vai me ajudar a construir minha própria casa, lógico que o padrão da obra é diferente, mas já é alguma coisa. Você é bastante corajosa de ter iniciado sua obra como primeira experiência, é um desafio e aprendizado bem grande parabéns.
Meu marido é engenheiro elétrico e conhece um pouco de projeto, por isso que conseguiu fazer o projeto no autocad. Minha norinha e meu enteado são engenheiros civis (recém formados), também tocam obra em Sorocaba, me ajudaram com ideias e estão fazendo o projeto hidraúlico e estrutural. Por isso que conseguimos fazer os projetos. Boa sorte pra você também e vamos nos ajudando. Se precisar é só gritar. Bjsss
http://construcaonewville.blogspot.com.br/